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Aula de RGSS - Aula 1

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Mensagem por Skull Guerras Qui Abr 21, 2011 5:23 pm

Bom, ja vou dizendo que não sou um supremo-programador-de-RGSS,so apenas um membro de rpg maker que se chama skullguerras, que é meio novato em RGSS, aprendi com um tutorial em outro forum e o avançado aprendi vendo os scripts padrões e um pouco com meu primo,
vamos começar, primeiro vou ensinar variaveis, bom, por inquanto você tera que usar o chamar script em um evento qualquer, o chamar script é na aba 3, a ultima opção, então quando clicar abrira uma janela, então iremos começar nosso script:
Variaveis
Se você sabe mecher com eventos você sabe oque é uma variavel, se não sabe, concerteza não ira conseguir aprender RGSS, volte atraz e procure um tutorial de eventos caso não saiba, então como todos sabem variaveis são valores que valem algo, por exemplo:
Código:
 
a = 2
Nesse codigo a variavel a é igual a 2, sempre que for criar uma variavel é desse geito, coloque o nome da variavel, um = e oque o variavel vale, agora abra um chamar script e digite isso:
Código:

a = 10
então de ok, salve seu jogo e fale com o npc, não aconteceu nada não é?
a unica coisa que aconteçeu foi o a virar 10, mas isso não mudar muito em seu jogo, então iremos fazer a variavel a apareçer na tela, embaixo do a = 10 escreva isso:
Código:

p a
salve e fale com o npc, então apareçeu 10 na sua tela não é? se apareçeu prosiga, se não apareçeu você fez algo errado, então, oque nos fizemos nesse nosso comando? nos chamamos um print, um print
é um comando exclusivo de script, que não pode ser feito por eventos, esse script executa uma janela na sua tela, tipo uma janela de erro, mas ela traz um texto, nesse codigo nos fizemos ele executar a variavel a, assim vai entender melhor:
Código:

a = 10 #fizemos a variavel a virar 10
p a # executamos o comando p, o print e escolhemos para apareçer a variavel a, que no casso é 10
mas com o comando print não podemos so mostrar variaveis, podemos mostrar textos, para fazer apareçer um texto fazer um comando assim
Código:

p " "
e entre o " " escrevemos nosso texto, agora voltando a o assunto de variaveis nos podemos fazer calculos matematicos com as variaveis, exemplo:
Código:

a = 10 + 10
p a
nesse exemplo o a é designado para ser a soma de 10 mais 10, e então executamos o print para apareçer o valor da variavel a, e também podemos fazer calculos de menos, dividido, vezes assim:
Código:

a = 1 + 1 # com + somamos
b = 1 - 1 # com - subtraimos
c = 10/2 # com / dividimos
d = 2*2 # com * multiplicamos
e também podemos fazer cálculos com variaveis, exemplo:
Código:

a = 10
b = 10
c = a + b
p c
nesse codigo fazemos o a ser igual a 10, o b ser igual a 10 e o c ser igual a soma de a + b
então executamos um print para apareçer na tela a variavel c.

Até a proxima aula pessoal, foi tudo por hoje !
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Mensagem por Skull Guerras Sex Abr 22, 2011 12:10 pm

Desculpe o dual-post, mas sou exigente então nessa aula vai ter dever de casa, criar uma soma matematica gigante e enviar o codigo aqui com as tags:

Código:

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Mensagem por KaiqueHunter Sex Abr 22, 2011 8:21 pm

Faltou explicar sobre os tipos de Variaveis,mas ta até que bom pra um Scripter Iniciante.

Explicação sobre os tipos de variaveis:
Praticamente em todas as Linguagens de Programação possue tipos de variveis e muitas delas nos precisa definar que tipo é na criação do mesmo,mas o Ruby é um pouco diferente,automaticamente ele sabe qual o tipo de variavel que é quando nois criamos Ex:
Código:
a = 20 #Esta variavel é um Integer(Inteiro)
Hã?Como podemos ver acima,porque a variavel é um inteiro?Esta variavel possue um numero inteiro que no caso é 20.
Código:
a = "ABCDE" #Esta variavel é uma String
Afinal,oque é String?String é uma variavel que possue textos,que neste caso é "ABCDE".
Código:
a = true #Esta variavel é uma Bool ou Boolean
Essa variavel possue valores Booleanos ou seja True/False(Verdadeiro ou Falso)
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Mensagem por Skull Guerras Sex Abr 22, 2011 10:30 pm

Essa é a primeira aula, na proxima iremos aprender os tipos de variaveis, e vamos saber uma das partes que compõe uma HUD, Wink
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